Enquanto a GP25 chega à pista como evolução da bem-sucedida GP24, muitos pilotos — incluindo Franco Morbidelli (como observador), Francesco Bagnaia e Fabio Di Giannantonio — confessam sentir maior sensibilidade na dianteira na moto de 2024, mesmo diante de menor potência e tração da mesma.
🏍️ Diferenças técnicas que fazem toda a diferença GP24 vs GP25
- Motor: A GP25 usa uma versão modificada do motor de 2024, com alterações internas sutis, mas que afetam a inércia do conjunto e, consequentemente, o equilíbrio da moto na entrada de curva e frenagem (the-race.com).
- Height ride system (sistema de altura de pilotagem): Na moto 2025, foi alterado para favorecer aderência traseira e aceleração, mas isso resultou em perda de sensibilidade dianteira durante o braking phase .
- Estabilidade vs feeling: Bagnaia destacou que a GP25 “é mais estável em viragens rápidas”, mas admite que para entrar forte nas curvas, obtém mais confiança na GP24. ele elogiou a aceleração e estabilidade da GP25, apesar dos maior trabalho na frenagem (motorcyclesports.net). Nota do Maniamoto essa melhor tração piora a entrada de curva com a traseira empurrando muito e desestabilizando a frente, ocasionando frequentes quedas.
Vozes dos pilotos na pista
Morbidelli afirma que observou em seu duelo com Marc que a GP25 sacrifica o feeling dianteiro a favor de mais grip na traseira — motivo pelo qual ele, entre outros, sente a GP24 mais ágil e responsiva.
Bagnaia, por sua vez, reconheceu que a nova versão tem vantagens, mas ressalta que, em frenagens, a moto de 2024 ainda oferece mais confiança na entrada .
Já Di Giannantonio, terceiro piloto a guiar a GP25, declarou que também sofre com a falta de sensibilidade na dianteira, especialmente ao atacar forte com o freio (motomatters.com).

🧠 O caso Marc Márquez: instinto afiado e histórico determinante
Para Marc Márquez, acostumado ao temperamento “arisco e bruto” da Honda RCV que sempre exigiu confiança na dianteira instável, o cenário da GP25 é familiar —
e talvez até natural.
O espanhol sempre preferiu motos com motor explosivo, entrega imediata e comportamento imprevisível — características que combinam com a Desmosedici GP25. O shape da moto, mesmo que menos sensível à frente, casa com seu estilo de pilotagem agressivo e sua capacidade de sentir o limite do pneu, especialmente no momento da frenagem.
Além disso, sua experiência com motos de dianteira “problemática” como a RCV e sua habilidade técnica permitem que ele extraia o máximo da GP25 sem sofrer tanto —
o que explica seu bom desempenho, mesmo com uma moto “crua” por essa perspectiva.
🧩 Resumo da comparação GP24 vs GP25
Característica | GP24 (2024) | GP25 (2025) |
---|---|---|
Sensibilidade dianteira | Alta – melhor feeling na frenagem | Menor – perde feeling em curvas fortes |
Aceleração e tração | Ótima, mas menos refinada que a atual | Excelente Mais aderência traseira, +potência |
Estabilidade | Boa, mas menos eficaz em alta velocidade | Maior, especialmente em viragens rápidas |
Motor | Confiável com feeling natural | Mais potente, explosivo, inercial diferente |
Conclusão
Muitos pilotos continuam preferindo a GP24 por seu feeling dianteiro mais refinado, essencial em certas entradas de curva e frenagens agressivas. Já a GP25, embora mais poderosa e estável, penaliza quem depende da sensibilidade inicial da roda dianteira.
Marc Márquez, no entanto, encontra na nova Desmosedici um conjunto ainda mais alinhado com seu estilo: motor forte, estabilidade agressiva e um desafio técnico bem dentro de sua expertise —
o que explica por que ele parece estar se adaptando (e vencendo) a GP25, enquanto alguns companheiros ainda sentem falta do “feeling” da temporada passada.
Por Jeison Marques
